Entrevista para a Revista Shape, em matéria publicada em seu site, em maio de 2011.
O nariz filtra o ar. Quando isso não ocorre, desenvolvemos outros problemas de saúde. Saiba mais
Por Taiga Cazarine
Está com dificuldades para respirar? Pare um segundinho e preste atenção em como está a sua respiração. Bom, vamos lá: se as duas narinas estão funcionando normalmente, ok! Quando não “trabalham” simultaneamente é preciso começar a investigar o que está acontecendo.
Pode ser uma infecção nas vias aéreas superiores, como um resfriado, gripe ou uma rinite irritativa – comum nas cidades grandes durante o frio, quando as temperaturas caem, a umidade diminui e aumenta a poluição. Se está respirando pela boca é porque seu nariz realmente não está cumprindo a função.
“Quando isso acontece, aumentam as chances de aparecerem dores e infecções de garganta e boca seca, pois a cavidade oral não está adaptada a receber o ar frio, seco e não filtrado, o que acontece no nariz”, explica a otorrinolaringologista Eliézia Helena de Lima Alvarenga, do Hospital Samaritano de São Paulo. Faça uma avaliação: A melhor forma de analisar um desconforto respiratório é procurar um especialista. Com uma simples avaliação, o médico consegue observar onde há obstrução nasal e indicar a melhor forma de corrigir. “Dependendo do quadro, pode ser recomendado um condicionamento físico-respiratório, ou seja, uma espécie de fisioterapia para reassumir o padrão de respiração nasal”, diz Eliézia.
Material complementar
Somos seres tão adaptáveis, que muitas vezes nem nos damos conta que respiramos mal, e muitas vezes quando passamos a perceber a respiração é porque algo está errado. Mas a harmonia é quando respiramos e não temos a consciência que precisamos respirar. A respiração correta é a nasal, e as narinas nao funcionam simultaneamente, ora uma, ora outra, isto é a respiração em báscula, e a partir do momento que a pessoa percebe qual a narina está funcionando e a outra fica obstruída, pode ser um indicio que há alguma dificuldade da respiração nasal, como também as pessoas que respiram pela boca é porque o nariz não funciona de forma adequada e a pessoa necessita abrir a boca para respirar.
O nariz tem função de aquecer, filtrar e umidificar o ar , e quando ele não funciona de forma adequada e a pessoa passa a ter respiração bucal, como a cavidade oral, não está adaptada a receber o ar frio, seco e não filtrado pelo nariz favorece as queixas de dores de garganta, boca seca, alem de facilitar as infecções de garganta, podendo ainda assumir uma postura como hipotonia de mandíbula, permanecendo sempre de boca aberta, levando com isto a modificações esqueléticas da face, muito comum desde a 1a infância nas crianças portadoras de rinite alérgica, hipertrofia de amígdalas e adenoides, e desvio septal que por não respirarem pelo nariz, o terço médio da face não desenvolve normalmente.
A obstrução nasal pode ser secundária a uma infecção de vias aéreas superiores como o resfriado comum, gripe, ou mesmo a rinite irritativa muito comum nas cidades grandes no outono inverno quando as temperaturas caem, e a umidade diminui, e aumenta a poluição, a rinite alérgica, agravada naqueles casos que a pessoa já apresenta desvio de septo nasal, piorando ainda mais a obstrução nasal.
A melhor forma de se avaliar é quando a pessoa tem algum desconforto para respirar procurar por um especialista – otorrinolaringologista que com uma simples avaliação – rinoscopia anterior poderá ser muito Valiosa no diagnóstico, as vezes sendo necessário uma avaliação mais minuciosa pela nasofibroscopia, requerendo ou não uma avaliação por imagem definindo completamente onde há obstrução nasal em toda a via aérea superior, com um diagnóstico topográfico adequado indicar como corrigir.
Num outro momento pode ser necessário um condicionamento físico- respiratório para que o indivíduo reassuma o padrão de respiração nasal.se precisar podemos continuar a conversa não sei se só isto pode ser suficiente, ou se preferirem mudar o foco, me peça outros detalhes