Rinite é uma doença crônica, caracterizada por uma inflamação na mucosa da cavidade nasal, desencadeada pela exposição a algum alergeno (substância capaz de desencadear a reaçao alérgica, principalmente a poeira doméstica e ácaros) que o indivíduo já tenha sensibilidade (exposiçao prévia) e daí a crise e os sintomas da rinite, coriza, espirros, prurido nasal, e obstrução nasal. Às vezes associada a sintomas de congestão facial, cefaléia ao envolver a mucosa dos seios da face – desenvolvendo a rinosinusite.
A crise pode ser favorecida também após choque térmico, infecçoes de vias aéreas superiores, mudanças climáticas, que favoreça queda de temperatura, aumento da poluiçao, e baixa umidade.
Para evitar as crises tenha uma boa higiene ambiental, procure identificar os fatores que desencadeiam a crise e os evite, a lavagem nasal com soluçao fisiológica minimiza os sintomas e ajuda na prevençao. Converse com um especialista pois há muito o que ser feito para ajudá-lo.
[Material elaborado pela Dra. Eliézia Alvarenga, para a seção Fale com um Especialista do portal do Hospital Samaritano]