Agende uma consulta:
(11) 3825-1154
(11) 98245-1644
  • Principal
  • Conheça a Dra. Eliézia
  • Consultórios
  • Exames médicos
  • Dicas de saúde
  • Conteúdo
    • Artigos acadêmicos
    • Aulas
    • Televisão
    • Impresso e internet
    • Rádio
    • Lives
  • Contato

Engasgo: informação e preparo que salvam vidas

26 de novembro de 2025
by Eliézia Alvarenga
0 Comment

O engasgo segue sendo uma das principais causas evitáveis de morte no Brasil, especialmente entre bebês e idosos. Segundo estatísticas de 2024 do Ministério da Saúde, 2.471 pessoas morreram no país em decorrência de engasgos. O impacto é ainda mais preocupante nas faixas etárias mais vulneráveis: mais de 60% das vítimas (1.522 pessoas) tinham mais de 60 anos, e no grupo com mais de 80 anos, foram registradas 771 mortes, número que representa 30% de todos os óbitos e metade das mortes entre idosos. Esses dados mostram como o risco aumenta substancialmente a cada década de vida.

Como forma de enfrentar esse problema crescente, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) atualizou suas recomendações sobre o manejo do engasgo. Agora, para vítimas conscientes (crianças acima de 1 ano, adultos e idosos) a orientação é realizar cinco golpes nas costas seguidos de cinco compressões abdominais ou torácicas, de acordo com a idade e as condições da pessoa. Já os bebês com menos de um ano seguem protocolos específicos, sem compressões abdominais, devido ao risco de lesões graves.

Nos casos em que a vítima perde a consciência, as diretrizes são diretas: parar as manobras de desobstrução, chamar o serviço de emergência e iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP) até a chegada de ajuda profissional.

A ABORL-CCF reforça que educação salva vidas. Capacitar pais, familiares, cuidadores, professores e profissionais que trabalham em ambientes coletivos é decisivo para reduzir mortes evitáveis. Ampliar o acesso a treinamentos e incluir esse tema em escolas, restaurantes, academias e centros comunitários deve ser uma prioridade nacional.

As recomendações completas podem ser consultadas em:
https://aborlccf.org.br/nota-foniatria-e-laringologia-engasgo-e-manobras-de-desobstrucao-das-vias-aereas-conhecimento-salva-vidas/

Este debate ganha ainda mais relevância às vésperas do Dia Mundial da Disfagia, celebrado em 12 de dezembro, uma data que reforça a importância de reconhecer sinais de dificuldade para engolir e agir rapidamente diante de emergências.

A conscientização sobre o engasgo e a capacitação para agir de forma rápida e correta salvam vidas.

Social Share

Leave a Reply Cancelar resposta

*
*

Dicas médicas

Engasgo: informação e preparo que salvam vidas
26 de novembro de 2025
Escutar música com fones de ouvido faz mal?
06 de janeiro de 2014
Saiba o que é labirintite
06 de janeiro de 2014
Apneia do sono
06 de janeiro de 2014
Cuidados com a dor de ouvido durante o verão
30 de dezembro de 2013

Assuntos

alergia ar condicionado asma audição barulho bronquite catarro doenças respiratórias dor de garganta fone de ouvido inverno labirintite labitintite mofo nariz otite resfriado rinite sinusite sono tontura tosse vertigem verão xarope

Dra. Eliézia Helena de Lima Alvarenga

Eliézia Helena de Lima Alvarenga tem pós-doutorado em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (EPM).

[ Conheça a médica ] [ Currículo Lattes ]

Consultório Higienópolis

Rua Conselheiro Brotero, 1539 – sala 33 – São Paulo, SP
[ veja como chegar ]
Telefone: (11) 3825-1154

Consultório Bela Vista

Rua Barata Ribeiro, 176 – sala 304 – São Paulo, SP
[ veja como chegar ]
Telefone: (11) 98245-1644

Copyright © Eliézia Alvarenga. Proibida a reprodução sem autorização.
Site produzido por Estúdio Teca