Entrevista para a matéria “Não caia numa fria”, sobre os mitos do inverno, publicada na revista Men’s Health de maio de 2011.
Clique aqui para ler o PDF com a matéria completa
Veja abaixo a transcrição completa da entrevista:
De acordo com a crença popular, a vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados. Mas, recentemente, tem-se falado que isso não passa de um mito. A vitamina C realmente tem essa função? Há comprovação científica disso?
Numa revisão dos trabalhos científicos do tipo metanálise publicada pelo Instituto Cochrane mostrou que a incidência de gripe não diminuiu entre pessoas que rotineiramente tomam suplemento de vitamina C em comparação com as que tomaram placebo. Mas por outro lado há trabalhos que mostraram que esportistas como maratonistas, esquiadores e soldados expostos ao frio excessivo ou a grande estresse físico podem se beneficiar da profilaxia com vitamina C.
Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro, pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas.
Quais são os principais benefícios de se consumir vitamina C?
A vitamina C é considerada antioxidante, que protege o nosso corpo da destruição das células e auxilia o sistema imunol’ogico, que causam mais doenças e envelhecimento precoce.que por esta açao pode contribuir para proteger o organismo contra infecçoes, stress físico, associada a boa nutrição e qualidade de vida.
A vitamina C tem um papel importante na formaçao de colagéno, substância que permite a ligação das células para formar tecidos, presente em todas as partes do nosso corpo, desde os ossos até à pele. Auxilia o reparo de ferimentos
Facilita absor’cao do ferro, auxiliando assim o tratamento da anemia.
Pode auxiliar na regularizacao do trato gastro-intestinal,
Qual deve ser o consumo diário dessa vitamina?
O corpo humano não produz vitamina C, o que significa que necessitamos de ingerir este nutriente através da dieta diária: frutas-citrinos (laranjas, limões, limas e tangerinas), morangos, kiwi, abacaxi e vegetais- couve-flor, couve de bruxelas, brócolis, couve, tomates, pimentoes verdes, batatas e ervilhas, entre outros ou suplemento vitaminico. Como é uma vitamina solúvel, o excesso é excretado pela urina.
Vitamina C em tabletes pode ser uma boa ideia para quem não consome a quantidade adequada dessa vitamina por meio dos alimentos?
Os alimentos armazenados, congelados, cozidos perdem parte da sua qualidade da vitamina e as vezes as pessoas por ter dificuldade de se alimentarem adequadamente, optam pelo suplemento vitaminico. Alguns nutricionistas sugerem tomar Vitamina C três vezes por dia visto que o corpo humano não tem nenhuma forma de armazenar Vitamina C mesmo que temporariamente, dose emp’irica variando de 250-1500mg. O aproveitamento parece mlehor para as apresenta’vcoes da Vitamina C em pó do que em cápsula.