Entrevista ao portal Minha Vida, no teste “Você se protege contra alergias e outras doenças típicas do inverno? Gripes, resfriados e outras ameaças podem ser evitadas com hábitos simples. Veja as dicas da Dra. Eliézia.
Baixe o PDF com o texto completo
Material complementar:
Qual é a melhor forma de prevenir o aparecimento no inverno de doenças como rinite, bronquite, gripe, sinusite, resfriado, asma, pneumonia, amigdalite e otite e por que elas são tão comuns nessa estação?
Estas afecções de vias aéreas se tornam mais frequentes no inverno, devido a queda de temperatura, a baixa umidade do ar, o aumento de partículas poluentes dispersas no ambiente, as pessoas ficam mais em ambientes fechados, com pouca ventilação favorecendo a transmissão das infecções virais de vias aéreas (gripes e, resfriados), que tem a sua incidência aumentada nesta época do ano que por sua vez facilitam a descompensarão dos quadros alérgicos respiratórios seja a rinite, a bronquite/asma, e muitas vezes favorecem também o surgimento das suas complicações seja virais ou bacterianas (otites, sinusites, amigdalites, pneumonia).
Como evitar estas afecções – se você já sabe ser portador de quadros alérgicos comece a prevenção com o otorrinolaringologista, desde a chegada do outono, quando começa as inversões de temperatura, nesta ocasião certamente você será orientado a fazer a vacina anti-gripal, iniciaremos as lavagens nasais com solução fisiológica, dependendo de cada caso inciaremos o tratamento com anti-alérgicos, orientamos a retirada das malhas, e roupas de cama que muitas vezes estão guardadas, devendo muitas vezes lavá-las antes do uso, orientamos ventilar a casa apesar do frio, hidratação oral umidificar o ambiente(bacias de água, toalhas molhadas ou mesmo umidificador).
Caso pegue uma infecção de via érea superior evite ambientes com muitas pessoas, saia de circulação para diminuir a transmissão, procure hidratar, repousar e se alimentar bem para recuperar., evite troca de beijos, cumprimentos de mãos, lave mais as mãos.