inverno – Eliézia Helena de Lima Alvarenga https://www.eliezia.com.br Site da médica otorrinolaringologista Eliézia Helena de Lima Alvarenga. Ela atende nos hospitais Samaritano, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein, e em seu consultório particular, em São Paulo (SP) Tue, 21 Jan 2014 12:12:16 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Rede TV!, junho de 2012 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/rede-tv-junho-de-2012 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/rede-tv-junho-de-2012#respond Thu, 21 Jun 2012 12:07:54 +0000 http://www.eliezia.com.br/?p=270 Entrevista para o Programa Leitura Dinâmica, da Rede TV!, sobre alergias respiratórias causadas pelas roupas de inverno.

]]>
https://www.eliezia.com.br/entrevistas/rede-tv-junho-de-2012/feed 0
Portal Minha Vida, julho de 2011 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/portal-minha-vida-julho-de-2011 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/portal-minha-vida-julho-de-2011#respond Wed, 06 Jul 2011 13:26:14 +0000 http://www.eliezia.com.br/site/?p=164 Entrevista ao portal Minha Vida, no teste “Você se protege contra alergias e outras doenças típicas do inverno? Gripes, resfriados e outras ameaças podem ser evitadas com hábitos simples. Veja as dicas da Dra. Eliézia.

Baixe o PDF com o texto completo

Material complementar:

Qual é a melhor forma de prevenir o aparecimento no inverno de doenças como rinite, bronquite, gripe, sinusite, resfriado, asma, pneumonia, amigdalite e otite e por que elas são tão comuns nessa estação?

Estas afecções de vias aéreas se tornam mais frequentes no inverno, devido a queda de temperatura, a baixa umidade do ar, o aumento de partículas poluentes dispersas no ambiente, as pessoas ficam mais em ambientes fechados, com pouca ventilação favorecendo a transmissão das infecções virais de vias aéreas (gripes e, resfriados),  que tem a  sua incidência aumentada nesta época do ano  que por sua vez facilitam a descompensarão dos quadros alérgicos respiratórios seja a rinite, a bronquite/asma, e muitas vezes favorecem também o surgimento das suas complicações seja virais ou bacterianas (otites, sinusites, amigdalites, pneumonia).

Como evitar estas afecções – se você já sabe ser portador de quadros alérgicos comece a prevenção com o otorrinolaringologista, desde a chegada do outono, quando começa as inversões de temperatura, nesta ocasião certamente você será orientado a fazer a vacina anti-gripal, iniciaremos as lavagens nasais com solução fisiológica, dependendo de cada caso inciaremos o tratamento com anti-alérgicos, orientamos a retirada das malhas, e roupas de cama que muitas vezes estão guardadas, devendo muitas vezes lavá-las antes do uso, orientamos ventilar a casa apesar do frio, hidratação oral umidificar o ambiente(bacias de água, toalhas molhadas ou mesmo umidificador).

Caso pegue uma infecção de via érea superior evite ambientes com muitas pessoas, saia de circulação para diminuir a transmissão, procure hidratar, repousar e se alimentar bem para recuperar., evite troca de beijos, cumprimentos de mãos, lave mais as mãos.

]]>
https://www.eliezia.com.br/entrevistas/portal-minha-vida-julho-de-2011/feed 0
Revista Men’s Health, maio de 2011 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/revista-mens-health-maio-de-2011 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/revista-mens-health-maio-de-2011#respond Mon, 30 May 2011 18:04:13 +0000 http://www.eliezia.com.br/site/?p=115 Men's_health_maioEntrevista para a matéria “Não caia numa fria”, sobre os mitos do inverno, publicada na revista Men’s Health de maio de 2011.

Clique aqui para ler o PDF com a matéria completa

 

Veja abaixo a transcrição completa da entrevista:

De acordo com a crença popular, a vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados. Mas, recentemente, tem-se falado que isso não passa de um mito. A vitamina C realmente tem essa função? Há comprovação científica disso?

Numa revisão dos trabalhos científicos do tipo metanálise publicada pelo Instituto Cochrane mostrou que a incidência de gripe não diminuiu entre pessoas que rotineiramente tomam suplemento de vitamina C em comparação com as que tomaram placebo. Mas por outro lado há trabalhos que mostraram que esportistas como maratonistas, esquiadores e soldados expostos ao frio excessivo ou a grande estresse físico  podem se beneficiar da profilaxia com vitamina C.

Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro, pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas.

Quais são os principais benefícios de se consumir vitamina C?

A vitamina C é considerada antioxidante, que protege o nosso corpo da destruição das células e auxilia o sistema imunol’ogico, que causam mais doenças e envelhecimento precoce.que por esta açao pode contribuir para proteger o organismo contra infecçoes, stress físico, associada a boa nutrição e qualidade de vida.

A vitamina C tem um papel importante na formaçao de colagéno, substância que permite a ligação das células para formar tecidos, presente em todas as partes do nosso corpo, desde os ossos até à pele. Auxilia o reparo de ferimentos

Facilita  absor’cao do ferro, auxiliando assim o tratamento da anemia.

Pode auxiliar na regularizacao do trato gastro-intestinal,

Qual deve ser o consumo diário dessa vitamina?

O corpo humano não produz vitamina C, o que significa que necessitamos de ingerir este nutriente através da dieta diária: frutas-citrinos (laranjas, limões, limas e tangerinas), morangos, kiwi, abacaxi e vegetais- couve-flor, couve de bruxelas, brócolis, couve, tomates, pimentoes verdes, batatas e ervilhas, entre outros ou suplemento vitaminico. Como é uma vitamina solúvel, o  excesso é excretado pela urina.

Vitamina C em tabletes pode ser uma boa ideia para quem não consome a quantidade adequada dessa vitamina por meio dos alimentos?

Os alimentos armazenados, congelados, cozidos perdem parte da sua qualidade da vitamina e as vezes as pessoas por ter dificuldade de se alimentarem adequadamente, optam pelo suplemento vitaminico.  Alguns nutricionistas sugerem tomar Vitamina C três vezes por dia visto que o corpo humano não tem nenhuma forma de armazenar Vitamina C mesmo que temporariamente, dose emp’irica variando de  250-1500mg. O aproveitamento parece mlehor para as apresenta’vcoes da  Vitamina C em pó do que em cápsula.

]]>
https://www.eliezia.com.br/entrevistas/revista-mens-health-maio-de-2011/feed 0